A Federação das Sociedades Sul-Americanas de Ciência de Animais de Laboratório (FESSACAL) juntou-se à EARA.
A FESSACAL é uma sociedade científica que representa, na América do Sul, os interesses comuns de associações, em questões como o bem-estar animal e os princípios das 3Rs (substituir, reduzir, refinar).
Também se juntam à EARA, como membros individuais, as sete associações nacionais de animais de laboratório (da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Uruguai, Peru e Venezuela) que compõem a FESSACAL.
O diretor executivo da EARA, Kirk Leech, comentou: “Existe um interesse crescente a nível mundial no trabalho da EARA em prol do setor biomédico. Este desenvolvimento extremamente significativo mostra que o progresso feito na Europa para melhorar a abertura e o diálogo com o público sobre o uso de animais para fins científicos está agora a ter um impacto global.”
A EARA vai agora trabalhar com a FESSACAL e os seus membros para melhorar as comunicações e a transparência sobre a ciência de animais de laboratório na América do Sul.
A EARA foi criada em 2014 e existe agora há 10 anos. Foi originalmente criada por sete membros institucionais e, com a FESSACAL, conta agora com mais de 160 membros.